segunda-feira, 29 de novembro de 2010

50º Aniversário da Liga de Melhoramentos da Freguesia do Cadafaz - 1982

Em casa dos meus pais, no baú dos documentos esquecidos, fomos encontrar este pequeno livro comemorativo dos 50 anos da Liga de Melhoramentos da Freguesia do Cadafaz.É um documento produzido em Junho de 1982 e assinado pela Direcção, constituída por:

Presidente - Afonso Batista de Almeida
Vice-Presidente - Silvério Carneiro Martins
1º Secretário - Manuel Martins de Almeida Santos
2º Secretário - Adelino Fernandes da Veiga
Tesoureiro - Silvano Augusto Batista de Almeida
Vogal - José Mendes da Silva
Vogal - Manuel Martins das Neves

Dos vários textos que compõem este pequeno livro há um, na pág. 12, que atraiu especialmente a minha atenção a Ligação Tarrastal - Cabreira e que passo a transcrever


"Nesta obra, de primordial importância para toda a freguesia, também a Liga tomou parte activa, lutando pela sua concretização durante mais de 20 anos.
Embora em reunião de Direcção de 19 de Junho de 1957 tivesse sido deliberado mandar-se proceder ao estudo deste melhoramento, incluindo a ponte, só em 5 de Maio de 1962, após muitas insistências, foi possível dar-lhe inicio, o qual, na altura, importou em Esc. 31.000$00 e foi orçado em Esc 1.612.600$00.
Incluída no Plano Intercalar de 1965-67, com 100 contos para cada ano, e no Plano de Melhoramentos Rurais de 1966, com 150 contos, só veio a concretizar-se em 1981, cuja inauguração teve lugar em 2 de Maio do mesmo ano, com a presença desta Liga, do Governo Civil de Coimbra, da Câmara Municipal de Góis, Junta de Freguesia do Cadafaz, demais colectividades locais e muito povo.
Durante o tempo decorrido entre a elaboração do projecto, pago totalmente pela Liga, e a conclusão da obra, que veio a importar em 15.000 contos, quase dez vezes mais, portanto, do que a verba inicialmente orçamentada, a referida obra, por força de determinadas disposições governamentais, deixou de estar a cargo da Liga, passando para a Junta da Freguesia e, posteriormente, para a Câmara Concelhia a quem coube a responsabilidade da concretização final. Mas, nem por isso, esta colectividade deixou de impor sempre a sua acção até à conclusão da obra, que, a juntar a outras existentes, será o testemunho do regionalismo cadafazense."




4 comentários:

Anónimo disse...

A liga penso que entretanto se "desligou"!

Anónimo disse...

Caros amigos,
Tenho reparado nalguns comentários que se dizem anónimos ou Tarrastalenses , por conhecimento de informática que tenho, cheguei à conclusão que é a mesma pessoa, ou seja faz a pergunta e dá a resposta, essa pessoa não tem cultura e dignidade.
Força Amigos Tarrastalenses
António J. Correia

Anónimo disse...

...Por conhecimentos de informática que tenho, cheguei à conclusão...que esta gajo foi da PIDE, mas ainda faz uma "mãozinha" ...deve ser uma pessoa com muita "dignidade" e "cultura" democrática....

Anónimo disse...

Deixem-se de comentar os comentários dos outros! É feio e não ajuda nada quem pretende com estas notícias divulgar um pouco o Tarrastal.
Cada um fará os comentários que bem entender, serão sempre bem vindos!
Se há comentários é porque o blog é lido e tem interesse!
Um cadafazense que até gosta do Tarrastal e lá tem grandes amigos!
Bom Natal para todos!